SP Catarina Aeroporto Executivo Internacional passa a integrar a Comissão Nacional de Gerenciamento do Risco da Fauna

post CNF 8No dia 08 de julho de 2021, o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, representado pela bióloga Mariana Fernanda Perez de Almeida e pelo Coordenador de Operações Guilherme Simoni, passou a integrar como membro pleno a Comissão Nacional de Gerenciamento do Risco da Fauna. A Comissão foi criada com o intuito de discutir o gerenciamento do risco da fauna no setor aéreo brasileiro e tem como integrantes operadores aéreos, operadores de aeródromos / aeroportos, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), pesquisadores e demais organizações do setor público e privado.

As colisões com fauna são um tipo de incidente comum na aviação, embora acidentes graves sejam raros. Dessa forma, o principal objetivo da Comissão Nacional é aumentar a eficiência de gestão de fauna no setor aéreo de maneira a reduzir tanto a probabilidade como a severidade das colisões nos aeródromos brasileiros. A referida Comissão serve como fórum de discussão para posterior ação integrada da comunidade aeronáutica no gerenciamento do risco de fauna, contanto com entidades da aviação civil e militar. Além disso, as discussões também levam à propostas de alterações nas regulamentações vigentes relacionadas ao assunto.

Atualmente existem manuais e guias relacionados ao gerenciamento de risco da fauna, entretanto, é consenso que não existe uma solução simples e definitivas para o problema, devendo a comunidade aeronáutica realizar o trabalho de melhoria contínua de seus processos, incluindo reportes de ocorrências, levantamento e análises de dados, propostas de medidas mitigadores e avaliação da eficiência das mesmas. Além disso, um arcabouço normativo técnico e abrangente é necessário para padronização das informações e esforços empregados ao assunto, permitindo o uso de dados para desenvolvimento de pesquisas científicas mais assertivas, trazendo para a operador aéreo, aeroportuário e gestores de municípios, alternativas eficientes para reduzir a incidência de colisões com fauna.

O ingresso do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional na Comissão, reforça o compromisso  e responsabilidade da gestão aeroportuária com a segurança de suas operações aéreas!

Sabia que a comunidade do entorno do aeroporto também pode contribuir para a prevenção de ocorrências com aves e fauna? Seguem algumas dicas:

  • Armazene e destine corretamente os seus resíduos, dessa forma você contribui para que não apareçam aves ou outros animais que possam se alimentar de restos de comida ou de vetores;
  • Seja responsável e cuide bem do seu animal de estimação, não abandone ou o deixe circular livremente no entorno do aeroporto;
  • Em caso de avistamento de aves próximo às cabeceiras da pista de pouso e decolagem, comunique o aeroporto através do canal permanente de comunicação e diálogo com a população de São Roque e região, disque 0800 200 5013, a ligação é gratuita.

 

Salientamos que o telefone 0800 informado é um serviço destinado a todos os moradores e cidadãos do entorno do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional e do Catarina Fashion Outlet, por meio do qual pode-se obter informações, fazer sugestões e reclamações ou esclarecer quaisquer dúvidas sobre o Empreendimento.