Escolas municipais de São Roque e Mairinque recebem em primeira mão cartilhas do IBAMA sobre animais silvestres

Poeticamente, há quem ache a natureza um livro de páginas vivas. No caso da cartilha infantil “Vida Livre, um Sonho Animal”, recém-lançada pelo IBAMA, a criançada vai se divertir a valer com as historinhas ilustradas, na forma de gibi, que falam sobre a importância dos animais viverem livres na natureza e como é feito e desenvolvido o trabalho do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), para a proteção e conservação das espécies que compõem a rica fauna do país.O projeto contou com o apoio da JHSF, responsável pelo empreendimento Catarina.

Projeto voltado a crianças do ensino fundamental, a cartilha foi coordenada pelo biólogo do IBAMA Vincent Kut Loo, que viu na publicação uma forma de transmitir à garotada a importância de não possuir animais silvestres em casa. “As crianças são de grande importância hoje na conscientização dos adultos e no processo de mudança da sociedade, sobretudo em relação ao meio ambiente”, destaca. De forma lúdica, os personagens mostram o que acontece com os animais capturados com traficantes de animais silvestres – que é considerado o terceiro maior mercado ilegal do mundo, só atrás do trafico de drogas e armas – e buscam sensibilizar os jovens leitores sobre esse grave problema e a importância de se tornarem defensores dos bichos e multiplicadores dessa ideia.

Lançado inicialmente no estado de São Paulo, a cartilha do IBAMA também vai integrar a campanha promovida nacionalmente pelo órgão federal. De acordo com a sua assessoria de comunicação, os alunos das redes municipais de ensino de São Roque e Mairinque serão os primeiros a receber a publicação infantil, cuja distribuição será feita pelas secretarias de Educação de ambos os municípios. A iniciativa teve o apoio e parceria da JHSF, empresa responsável pelo Empreendimento Catarina em São Roque, que além de patrocinar a edição da cartilha, trouxe esta novidade para os estudantes da região.

post29