Anac torna oficial autorização para a operação do Aeroporto Executivo Internacional Catarina

post18

Foi comunicada oficialmente nesta terça-feira, 7/10, a autorização concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) à JHSF para a exploração, no município de São Roque, do Aeroporto Executivo Internacional Catarina. Localizado no Km 60 da rodovia Castello Branco, o empreendimento já tinha sido autorizado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República. As obras foram reiniciadas no início de setembro, em solenidade de lançamento da pedra fundamental, que contou com a presença do ministro da pasta, Moreira Franco, dos prefeitos Daniel de Oliveria Costa, de São Roque, e Rubens Merguizo Filho, de Mairinque, além de diretores e executivos da JHSF.

O futuro aeródromo são-roquense, em destaque na maquete acima, é denominado no texto da decisão da Anac, publicada no “Diário Oficial da União” de 7 de outubro, de “novo Aeroporto Internacional Executivo Metropolitano de São Paulo”. A expectativa do Governo Federal é de que o início das operações do aeroporto, previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2016, ajude a desafogar outros aeroportos paulistas, como os de Congonhas e Guarulhos, hoje voltados tanto à aviação comercial quanto à executiva.

Voltado exclusivamente à esta última modalidade, o Aeroporto Executivo Internacional Catarina, de propriedade privada, possui outorga concedida pela SAC para uso público. “A presidenta Dilma permitiu que autorizássemos aeroportos privados para a aviação geral. Temos a necessidade dessa especificidade; afinal, somos a segunda frota de aviação executiva do mundo”, ressaltou Moreira Franco, ao inaugurar as obras em setembro.

Padrão Internacional

A primeira etapa do Aeroporto Executivo Internacional Catarina envolve a construção de uma das pistas, torre de controle, 50 mil metros quadrados de hangares e mais 50 mil metros quadrados de pátios. O aeródromo terá capacidade para receber pousos e decolagens de jatos executivos intercontinentais de última geração, além de contar com um centro de serviços de manutenção, hangares de estadia das aeronaves e pernoite.

Com infraestrutura completa, o aeroporto proporcionará um padrão diferenciado de aeronavegabilidade para todos os seus usuários. A torre de controle de tráfego aéreo que terá capacidade para a realização de aproximação das aeronaves por instrumentos de precisão. Está previsto também um Terminal de Aviação Geral (GAT) dotado de apoio aos passageiros e tripulantes, com equipamentos para inspeção de bagagens, pessoas e documentos, incluindo toda a assistência aos usuários e tripulação para tornar os trâmites de embarque e desembarque muito rápidos e seguros.

Ministro Moreira Franco, da Secretária da Aviação Civil (SAC), em visita às obras do Aeroporto Executivo Internacional Catarina, no início de setembro

post18-2