Gerenciamento de Riscos e Ação de Emergência do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo

Foto do treinamento

Foto do treinamento

Você sabia?

O Gerenciamento de Riscos é um processo de controle de risco que compreende a formulação e implementação de medidas e procedimentos técnicos e administrativos que tem por objetivo a redução, prevenção e controle de riscos além de manter o empreendimento operando dentro de padrões de segurança considerados toleráveis. A norma que define métodos para tomadas de decisões e termos de referência para o Gerenciamento de Riscos é a Norma Técnica CETESB P4.261 de 2011. A mesma norma define também, o Plano de Ação de Emergência, o qual estabelece procedimentos técnicos e administrativos de respostas rápidas e eficientes em situações emergenciais.

Dessa forma, o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo conta com um Programa de Gerenciamento de Riscos e Plano de Ação de Emergências, mais conhecido pela sigla PGR/PAE. O documento visa a gestão dos riscos socioambientais decorrentes da operação do aeroporto através da identificação de possíveis cenários acidentais, bem como convencionar estratégias para atuação para prevenção de riscos de acidentes com produtos perigosos e de combate à incêndios.

A segurança do empreendimento depende do conhecimento de práticas, procedimentos e normas de segurança, para isso, são realizados treinamentos teóricos e práticos com os colaboradores, os quais são necessários para garantir a efetividade do Gerenciamento de Riscos e Atendimento à Emergências. O São Paulo Catarina Aeroporto Executivo conta com uma estrutura organizacional para o atendimento do programa, a qual contempla uma equipe interna de bombeiros, brigadistas, coordenação de emergência, assessoria jurídica e gerência de saúde e segurança.

O último treinamento prático do PGR/PAE no aeroporto foi realizado no mês de agosto/2020 e contou com a simulação de vazamento de combustível no Posto de Abastecimento de Aeronaves seguido de incêndio e socorro de vítima, como mostram as fotos a seguir.

fotos_post3

 

Além da equipe interna o Programa conta uma relação de contatos e telefones de entidades de apoio que poderão ser acionadas caso ocorra alguma emergência como Defesa Civil, Companhia de Gás de São Paulo, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, entre outros.

Aproveitamos para lembrar que a JHSF disponibiliza um canal permanente de comunicação e diálogo com a população de São Roque e região. O telefone 0800 200 5013 é um serviço gratuito destinado a todos os moradores e cidadãos do entorno do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo e do Catarina Fashion Outlet, por meio do qual pode-se obter informações, fazer sugestões e reclamações ou esclarecer quaisquer dúvidas sobre o Empreendimento.